Case de instalação: Instituição Financeira

Cliente: Grande instituição financeira nacional

Local: Pinheiros – SP

Sumário: Este case se baseia nos serviços realizados em uma grande instituição financeira nacional onde foi substituído o sistema de iluminação externa buscando como resultado atingir iluminação adequada – visando questões de conforto e segurança para os clientes, e também, redução da carga instalada, redução de custos de energia elétrica com a aplicação das luminárias de elevada eficiência energética produzidas pela GreenStar (USA) e distribuídas com exclusividade no Brasil pela i9lux. Neste case também estão contidos resultados do impacto da sustentabilidade desta instalação, com seus reflexos em termos de redução de CO² como de preservação equivalente de árvores, dada a significativa eficiência energética da solução de iluminação empregada.

O quadro 1 (ver imagens) apresenta os totais de luminárias existentes no projeto e a especificação técnica de aplicação de nossas luminárias:

QUADRO 1

Para cada área foi elaborado um estudo luminotécnico específico para a definição dos modelos mais adequados para cada situação. É importante ressaltar que se procurou atender ao que foi solicitado, ou seja, gerar uma iluminação de piso e caminhos, apenas para orientação dos acessos e de segurança para a parte lateral oposta ao estacionamento. Estes valores atendem às recomendações técnicas numa situação normal de utilização para cada um dos locais indicados.

Eficiência energética

O quadro 2 (ver imagens) apresenta um comparativo das quantidades de luminárias e potências instaladas tanto do sistema atual quanto da proposta da inovelux:

QUADRO 2

A Redução obtida foi de 551 watts da carga instalada, o que equivale a 55% (Não foi considerada a carga dos reatores e ignitores). Adotando o critério de 12 horas/dia de funcionamento da iluminação externa, apresentamos no quadro abaixo os consumos totais por mês e no ano, levando-se em conta inclusive que nossas luminárias possuem a função de dimerização já instalada no microprocessador, o que garante um funcionamento progressivo no entardecer/amanhecer, gerando uma economia de 18% no consumo de energia elétrica somente com esta funcionalidade.

QUADRO 3

A REDUÇÃO OBTIDA FOI DE 66,5%
Reduções:
A redução de 3.160,8 Kw/ano de energia elétrica representam:
– R$ 937,20 de economia, utilizando-se a tarifa de SP (1Kw = R$ 0,29651);
– Cerca de 2 anos de funcionamento sem custo de energia elétrica.
Sustentabilidade:
Impacto da sustentabilidade do projeto 3.160,8 Kw/ano de economia representam:
– Redução da emissão de 1,58 Toneladas de CO²/ano;
– Preservação de 11 árvores/ano.

Considerações gerais

1. Devem ser avaliadas as perdas anuais de eficiência energética do sistema atual, Já que as lâmpadas incandescentes perdem cerca de 15% de eficiência ao ano;

2. No sistema proposto, as luminárias de LED têm zero% de perda de eficiência energética nas primeiras 12.000h de utilização (mais de 3 anos) e menos de 7% em 60.000h (13 anos);

3. Não considerados neste comparativo os custos de manutenção do sistema atual (materiais e mão de obra) não só das equipes de manutenção como de supervisão;

4. Nossas luminárias tem custo zero de manutenção e 5 anos de garantia total;

5. Deve ser considerada também a qualidade da iluminação gerada (adequada temperatura de cor e elevado índice de reprodução de cores) o que valoriza todos os demais elementos principais de fixação da marca e da presença do Banco.

Deixe uma resposta