Case de instalação: Praça Vilaboim

Novo sistema de iluminação a LED na Praça Vilaboim atinge economia de energia de 76% Luminárias distribuídas pela i9lux estão revolucionando o que conhecemos como iluminação eficiente A Praça Vilaboim, na região de Higienópolis, é considerada um dos points mais charmosos na parte central da capital paulistana. Com uma grande concentração de restaurantes e bares, é um local de frequentadores ecléticos, de políticos a estudantes, de empresários a artistas de teatro e TV, de escritores a músicos. A Praça, boêmia por natureza, sofreu durante anos diversos tipos de interferências em sua iluminação, visando tentativamente, oferecer melhor iluminação aos visitantes do local. As interferências levaram, no decorrer do tempo, à instalação de 14 spots adicionais para iluminação do interior, das calçadas e passeios da Praça.

Por ausência de projeto, planejamento ou mesmo de postes adequados, esses spots foram instalados nos postes de concreto existentes e foram até mesmo parafusados nas belíssimas árvores da Praça. Além do enorme desperdício de energia elétrica, as luminárias existentes requeriam constante manutenção. A iluminação pública no local, de uma maneira geral, estava muito aquém dos padrões hoje aceitos para a iluminação pública e era composta de diversos tipos de luminárias adquiridas há décadas, algumas já adaptadas para lâmpadas de vapor de sódio e outras ainda utilizando lâmpadas de vapor de mercúrio. Mas tudo isso mudou. A parceria da i9lux com o Departamento de Iluminação Pública (ILUME) da Prefeitura de São Paulo gerou um projeto ousado onde as antigas luminárias de vapor de sódio, vapor de mercúrio e ‘spots’ foram substituídos por novíssimas luminárias a LED, modelo GALAXY, sendo 6 na parte interna da Praça, iluminando passeios e jardins e 12 no entorno da Praça, iluminando as vias públicas e calçadas. Distribuídas exclusivamente para o Brasil e países do Mercosul pela i9lux, as luminárias Galaxy possuem um design arrojado e foi especialmente projetada para atender aos requisitos recomendado pela tecnologia a LED.

A eficiência energética e a manutenção do fluxo luminoso dependem fundamentalmente da dissipação do calor gerado pelos LEDs. As luminárias Galaxy, utilizam o conceito ‘zero-air-gap’ onde circuitos de alumínio em que estão montados os LEDs, são colados à carcaça em liga de alumínio e, por condução, o calor é direcionado para as aletas na parte superior da luminária. A eficiência desse conjunto permite que os LEDs possam ser alimentados com maior corrente e produzam assim, maior fluxo luminoso com uma menor quantidade de LEDs. Os LEDs utilizados nas luminárias Galaxy são Philips Lumileds ES, alimentados por uma corrente de 700mA,considerados uma referência no mercado possuindo uma durabilidade superior a 60.000h de utilização com zero por cento de perda luminosa em 12.000h de utilização. As luminárias podem ser oferecidas com várias temperaturas de cor, porém no Projeto da Praça Vilaboim, as luminárias foram dotadas de LEDs denominados Neutral White com temperatura de cor na faixa de 4100°K, que por possuir alto Índice de Reprodução de Cor, valoriza o paisagismo e o espaço urbano, valorizando as cores naturais dos arbustos e árvores, além de tornar mais agradável a atmosfera da Praça como um todo.

A fonte ou driver foi especialmente desenvolvido para a luminária, com componentes de alta qualidade, selecionados para atingir grande alta durabilidade, dispensando assim qualquer manutenção. Além disso, foi incorporado ao driver, um microprocessador, que entre as suas funções, estabiliza a corrente de alimentação dos LEDs e permite a conexão da luminária em circuitos de 85V a 300V, 50 ou 60hz. Outra funcionalidade operada pelo microprocessador, exclusiva da linha de luminárias Galaxy, é a utilização de fotômetros para o acendimento/desligamento automáticos. Dispensando por completo o uso de células foto-elétricas, causa de inúmeras falhas na Iluminação Pública, essa funcionalidade, que denominamos dimmer crepuscular, permite que a luminária acenda progressivamente a medida em que anoitece e apague também progressivamente no amanhecer, proporcionando iluminação complementar, economizando e evitando os picos de energia. Com todas essas características, o sistema de iluminação com luminárias Galaxy implementado pelo ILUME e i9lux na Praça Vilaboim, gera uma economia de energia de 76% e atinge um nível de iluminação do local 350% superior ao anterior. E quanto à sustentabilidade do planeta? Além da dramática diminuição da emissão de CO² com a adoção das luminárias Galaxy, estas não possuem quaisquer componentes com compostos de mercúrio ou chumbo e os LEDs não emitem raios ultravioleta. Todos os seus componentes podem ser reciclados e seu descarte não polui o meio ambiente. Aqui fica um convite: Visite a Praça Vilaboim e conheça de perto as luminárias que já estão tornando real o futuro da iluminação eficiente em todo o mundo. Veja abaixo algumas imagens do Antes e Depois da iluminação na Praça Vilaboim: